Como treinar para entrevista de emprego usando o celular: Conheça 4 dicas incríveis

Ensaiar para uma entrevista faz toda a diferença na sua performance e, consequentemente, na conquista da tão sonhada vaga. Afinal de contas, sabendo o que fazer no momento da entrevista, você ficará muito mais tranquilo. E hoje você aprenderá nesse post como treinar para entrevista de emprego usando o seu celular.

Publicidade

Isso mesmo! As novas tecnologias trouxeram uma série de facilidades para o nosso dia a dia. E uma delas é auxiliar nesse processo de preparação para um momento tão importante, que é a conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

Usando apenas a câmera do seu Smartphone, você pode simular uma conversa e, posteriormente, estudar quais pontos precisam ser melhorados para o grande dia.

Gostou da ideia? Então veja abaixo como treinar para entrevista de emprego usando o seu celular!

Como treinar para entrevista de emprego usando o celular: Conheça 4 dicas incríveis

 

Como treinar para entrevista de emprego usando o celular como aliado

 

Treinar para uma entrevista de emprego usando o celular é uma técnica bem simples e muito eficaz. Veja como fazer com as dicas abaixo:

  • Grave um vídeo simulando as principais perguntas da entrevista

A primeira dica para saber como treinar para entrevista de emprego usando o seu celular é gravar um vídeo respondendo as perguntas mais frequentes nesse tipo de situações.

Responda coisas como quais são os seus pontos fortes e fracos, porque você deseja aquela vaga, onde você se vê daqui 5 anos, descreva suas últimas experiências profissionais, dentre outras outras perguntas.

Depois, veja a sua gravação e observe como é possível melhorar cada resposta. O ideal é que cada resposta não tenha mais que 30 segundos. Mas isso vai depender do tipo de pergunta.

  •  Veja como você pode ser mais agradável

Existe um conceito dentro do mercado de trabalho chamado likeability, que em português seria algo equivalente a “agrabilidade”. Ou seja, o quão agradável você foi durante a entrevista.

Observe se você consegue passar autenticidade em suas respostas e gestos. Veja se você realmente consegue passar para o entrevistador o seu perfil real, como profissional e pessoa.

  •  Observe a sua linguagem corporal

A terceira dica sobre como treinar para entrevista de emprego usando o celular é observar a sua linguagem corporal. Isso tem um peso muito grande na percepção do empregador em relação a sua pessoa.

Você não pode ficar totalmente imóvel, parecendo uma estátua durante a entrevista. Mas também não pode ficar gesticulando demais, como se estivesse ligado no 220V.

É necessário manter uma postura séria e, ao mesmo tempo, dinâmica.

Como fazer isso? Treinando bastante como se estivesse em meio a uma entrevista e usando o seu celular para filmar tudo.

Depois é só ir corrigindo os pontos de falha até chegar na postura que deseja apresentar no momento da entrevista.

  • Ensaie para uma entrevista em vídeo

Muitas empresas têm optado por realizar videoconferência para entrevistar candidatos. Isso porque, elas permitem a otimização do processo seletivo, bem como a redução de custos tanto para o entrevistador como para o candidato.

Uma das dicas sobre como treinar para entrevista de emprego é justamente treinar essa questão da videoconferência. Você pode, por exemplo, fazer uma sessão via Skype com um amigo ou familiar.

Prepare o ambiente a sua volta, remova qualquer distração, verifique se não há nenhum problema de transmissão.

Você precisa criar um espaço na sua casa, que também transmita o seu perfil profissional. Além disso, mesmo sendo uma videoconferência, não se esqueça de se vestir adequadamente como se ela fosse presencial.

Conclusão

Viu como treinar para entrevista de emprego é fácil? Com algumas dicas simples você conseguirá se preparar com mais tranquilidade, e ter um melhor desempenho no grande dia. Tudo isso sem sair de casa, e usando recursos que você utiliza normalmente no seu dia a dia.

Publicidade